Para enviar materiais corretamente clique aqui e instale a versão mais recente do Adobe Flash Player.

o instituto

Img 3d

O Instituto de Estudos Empresariais é uma associação civil sem fins lucrativos ou compromissos político-partidários, fundada em Porto Alegre no ano de 1984 pelo empresário William Ling. O IEE tem como objetivo incentivar e preparar novas lideranças, com base nos conceitos de economia de mercado e livre iniciativa. Uma das principais atribuições do IEE é a formação de lideranças com capacidade empreendedora. Nesse sentido, estimula o debate e a troca de experiências entre os seus associados, para que desempenhem suas funções na sociedade de forma ética e planejada, com persistência e motivação, para conquista do sucesso em suas áreas de atuação.

Clique aqui para fazer o download do Estatuto Social.

Norteadores Estratégicos

"Formar lideranças empresariais que se comprometam com um modelo de organização social e política para o Brasil baseado no ideal democrático de liberdades individuais, subordinadas ao Estado de Direito."

"Ser o melhor Centro de Desenvolvimento de Lideranças Empresariais do Brasil."

O IEE surgiu, na década de 1980, com o objetivo de oportunizar aos seus participantes um ambiente singular de desenvolvimento intelectual, através do qual jovens empresários e sucessores de empresas familiares pudessem aprimorar seus conhecimentos e, desta forma, tornarem-se melhores líderes. O seu propósito, portanto, não foi e não é doutrinar seguidores, mas auxiliar o desenvolvimento de líderes com independência intelectual e capacidade de realização. O IEE busca constantemente aperfeiçoar os sistemas e métodos utilizados para que este fim seja alcançado.

Liberdade

Responsabilidade Individual

Estado de Direito

Propriedade Privada

Histórico

"O Instituto de Estudos Empresariais - IEE estabeleceu-se em 1984 para transformar em realidade os ideais de jovens que viveram sua adolescência subjugados por um regime político fechado. Ao adotar postura transparente e objetiva em favor das idéias de liberdade e democracia, o IEE renovou o discurso e a ação dos empresários. Sua proposta, firmada em seus estatutos sociais e ideário, é clara e transparente em seus objetivos e meios. Sua missão de formar lideranças empresariais que estejam comprometidas com um modelo de organização social e política para o Brasil baseado no ideal democrático de liberdades individuais e de respeito ao Estado de Direito permanece intacta após 26 anos.

Os eventos promovidos pelo IEE visam difundir conceitos e elaborar propostas coerentes com os valores defendidos pela Entidade. Ao longo de sua trajetória, criou condições, como poucos centros de excelência no Brasil, para formar pessoas que lideraram pelo exemplo, orientadas por valores éticos e movidas pela capacidade individual.

Desta forma, seus associados convivem e trocam idéias com ganhadores do Prêmio Nobel, presidentes mundiais e nacionais de grandes grupos empresariais e Ministros e Chefes de Estado, além de renomados pensadores.

Como resultado desse processo, os indivíduos formados pelo IEE passam a ocupar posições de liderança e relevância em nossa sociedade, marcando seu papel de agentes de mudança com sua capacidade de pensar diferente e independência intelectual.

O legado do IEE para as próximas gerações é a certeza de que o Brasil é melhor do que a crise, e de que a solução dos nossos problemas passa pela conscientização de que cada indivíduo, em plena liberdade, é responsável por dar sua parcela de contribuição no esforço de construção de uma sociedade justa e progressista."

WILLIAM LING
Primeiro presidente do IEE

Como Participar

Para ingressar no IEE é preciso ter a indicação de um Associado e o perfil é ter entre 20 e 32 anos e estar envolvido com o risco inerente ao capital, isto é, estar à frente ou na linha de sucessão de empresa de qualquer ramo de atividade.

Como Participar

hexagono_lideranca

O Hexágono da Liderança consiste em seis competências básicas
que buscamos desenvolver em nossos associados:

mapa

title-atuacao

O IEE possui capítulos em três capitais do Brasil. A sede do Instituto está na cidade de Porto Alegre, onde foi originalmente criado; possui também associados nas cidades de Belo Horizonte e São Paulo, onde são organizados encontros periodicamente. O programa de desenvolvimento de competências de liderança desenvolvido pelo instituto consiste na realização de eventos semanalmente, dos quais participam exclusivamente seus associados. Estes eventos contam com palestras de renomados executivos e personalidades ilustres do Brasil e exterior, momentos nos quais são compartilhadas experiências com os participantes do evento. Os tipos de eventos organizados são jantares-debates (com presença de palestrante convidado); estudos de livros com leituras recomendadas pelo IEE, apresentados por associados aos demais participantes; simulações de júris com temas polêmicos e atuais, com objetivo de estimular o debate de idéias e argumentações; visitas técnicas a grandes empresas, para o entendimento de seus processos; além de seminários de formação e demais eventos realizados com o intuito de qualificar os associados.

Uma vez por ano, é realizado o Fórum da Liberdade, maior evento de debates políticos e econômicos da América Latina, que já trouxe a Porto Alegre expoentes internacionais da cultura, economia e política, para debater desafios do momento histórico presente.

Os associados do IEE participam de um programa de capacitação chamado de “Ciclo de Formação”, que consiste em diversas atividades que eles devem desenvolver a fim de atingir requisitos e aperfeiçoar suas competências do hexágono de liderança.

title-ciclo_formacao

Com o objetivo de orientar os associados a gerirem melhor sua trajetória no IEE, foi desenvolvido o Ciclo de Formação. O ciclo define as atividades que cada associado deverá desenvolver em cada fase por qual passar no Instituto e designa as leituras básicas e os indicadores de desempenho. Esse modelo de formação visa aperfeiçoar as competências do Hexágono de Liderança do IEE. Com o ciclo de formação, os associados têm condições de conhecer seu estágio de formação, o que possibilita que o aprendizado de cada um possa evoluir de acordo com suas individualidades.

title-objetivos

• Estabelecer um método lógico de desenvolvimento da formação dos associados;
  • Distinguir as diferentes fases do desenvolvimento;
  • Comunicar para os associados as expectativas de desempenho em cada fase;
  • Desenvolver um sistema de incentivos baseado na meritocracia.
ciclo